sábado, outubro 05, 2013

INSTITUTO CERVANTES AUTORIZA LABORATÓRIO DE LÍNGUAS A APLICAR PROVA DE ESPANHOL

03/10/2013   

Laboratório de Línguas é autorizado a aplicar o DELE posssui-foto
Agência UEL 

Laboratório de Línguas oferece cursos de vários idiomas
O Laboratório de Línguas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), foi autorizado pelo Instituto Cervantes a aplicar a prova oficial que confere ao falante não-nativo o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE). Com validade internacional, o DELE é exigido como comprovante de proficiência em Língua Espanhola em processos de seleção de programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), de bolsas de intercâmbio no exterior, como é o caso do programas Ciências Sem Fronteiras.
Os interessados podem fazer as inscrições até 18 de outubro, no site do Instituto Cervantes, http://curitiba.cervantes.es/es/default.shtm. As provas serão aplicadas no Laboratório de Línguas no período de 23 a 26 de novembro deste ano. Serão quatro dias consecutivos de provas, com duração de quatro horas. Os valores das inscrições variam conforme o nível de certificação. Na UEL, as provas serão aplicadas para os níveis A1 e A2, que equivalem ao nível inicial de domínio da língua, e B1 e B2, classificados como intermediários, conforme estabelece o Marco comum de referência europeia para as línguas. 
As quatro habilidades linguísticas serão avaliadas, portanto, ler, escrever, compreender e falar em Língua Espanhola. “O DELE tem validade e reconhecimento internacionais”, ressaltou a diretora do Laboratório de Línguas da UEL, Valdirene Zorzo Veloso, professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Ela destacou ainda que o laboratório será o único centro aplicador do DELE no norte do Paraná. Hoje no estado a prova é aplicada apenas na sede do Instituto Cervantes, em Curitiba. A equipe examinadora composta por professores do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas vai passar por treinamento que será ofertado pelo próprio Instituto Cervantes.
O calendário de aplicação das provas do DELE é fixo, em geral são três convocações durante o ano (maio, agosto e novembro). São aplicados por ano no mundo mais de 60 mil exames. “Os diplomas serão emitidos pelo Instituto Cervantes”, informou a diretora do Laboratório de Línguas. O Instituto Cervantes é uma instituição pública espanhola responsável pela promoção e difusão da língua e cultura espanholas no mundo. O órgão atua nos cinco continentes, e está presente em mais de 40 países.
O Laboratório de Línguas já oferece o Certificado Brasileiro de Português como Língua Estrangeira (Celpe-Brás) uma certificação de proficiência em Língua Portuguesa exigida pelo governo Brasileiro de estrangeiros. Também estão em processo de autorização a aplicação do TOEFL-IBT, que avalia a capacidade de uso da Língua Inglesa, além do Certificado de Espanhol: língua e uso (CELU), cujo o objetivo é avaliar o desempenho de falantes não-nativos da Língua Espanhola.

Mais informações sobre o DELE estão disponíveis no endereço http://curitiba.cervantes.es/es/default.shtm. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário